sábado, 23 de abril de 2011

A Páscoa na minha meninice...




Quando olho para trás, para aquele lugar onde residem as memórias, recordo os dias que faziam a ligação entre o Carnaval e o Domingo de Páscoa.

Este tempo, na minha infância, era de tristeza. Lembro que qualquer manifestação de alegria era considerada inapropriada.

As sextas-feiras eram dias de jejum, ou seja, não se podia comer carne. Os rádios não podiam ter o som muito alto...e, neste período, não havia baile no final de semana...


Era tempo de preparação para a Morte e a Ressurreição de Jesus.


Na minha família, e nas que eu conhecia, fazia-se uma limpeza aprofundada a toda a casa e pintavam-se as paredes interiores e, por vezes, as exteriores.

Purificação material e espiritual, esta através da Confissão.

Preparavam-se as casas para a Visita Pascal que o Pároco da Vila fazia a todos os Lares Católicos.

A Liturgia do Domingo Pascal terminava com a libertação de inúmeras Andorinhas no interior da Igreja Matriz... Voavam com a sensação de liberdade e todos os olhares se fixavam nestes seres com idêntica liberdade na Alma ...

...era o momento que eu mais gostava...



A visita Pascal iniciava Domingo, pela tarde e estendia-se pela Segunda-Feira de Páscoa... Era na segunda-feira que, finalmente, o Pároco chegava à Casa da minha família, uma vez que morávamos numa linda quinta nos arredores da Vila. o Pároco, vestia vestes brancas por cima de Batina preta e trazia a Cruz de Cristo. Era acompanhado pelo Sacristão, portador da Água Benta e que, com toques de campainha, anunciava a chegada de tão Ilustre chegada: Cristo Redentor. Ao entrar na Casa, o Pároco, abençoava-a e benzia-a com a Àgua Benta ... momento emocionante. Vi os meus Pais com os olhos marejados de lágrimas muitas vezes, apesar de não entender, o silêncio e as atitudes dos mais velhos exigiam o mesmo comportamento dos mais novos. Seguia-se a festa e a atmosfera aligeirava-se. Havia risos e a partilha da Vida com o Pároco e com os vizinhos, que sempre nos acompanharam como se fossemos apenas uma família.

A mesa estava servida com as iguarias que a minha Mãe e as minhas irmãs mais velhas tinham preparado durante a semana que antecedia a Páscoa... A toalha alva e as cadeiras todas alinhadas...bolos de leite, esquecidos, biscoitos... As nossas correrias nos nossos vestidos novos...

Quando o Pároco dava por terminada a sua visita, acompanhávamo-lo à casa seguinte e assim sucessivamente... Partilhávamos a nossa alegria com a alegria dos nossos amigos...






Linda, a Páscoa da minha infância...

Sem comentários:

Enviar um comentário